O poder da persistência


Por: Mayara Vellardi

Hoje pela manhã, mais precisamente às 6h, estava regando minhas plantinhas e cuidando do meu jardim quando não resisti à beleza das minhas rosinhas vermelhas e tirei essas fotos! Então comecei a pensar sobre algo que se aplica a várias áreas da vida. A palavra que me veio à mente foi: persistência! É, pessoal! Acho que essa palavra é muito importante em tudo o que nos propomos a fazer. Vou explicar! 

Sempre tive vontade de cuidar de plantinhas e ter um jardim. Já morei em diversos locais e sempre procurava ter pelo menos um vasinho de alguma florzinha para alegrar o ambiente. E mesmo com boa vontade, todas as minhas plantas morriam. Eu ficava triste, mas não desistia. Passava um tempo e eu logo arrumava uma outra plantinha, porém era sempre a mesma fatalidade, nenhuma delas resistia. Algumas pessoas me diziam – Você não tem “dedo verde”, desencana disso, para cuidar de plantas tem que ter dom – cheguei a acreditar nessa ideia por um tempo, mas ainda bem que não levei a sério tudo o que me falavam.

Passados tantos anos e tantas plantas, finalmente mudei para uma casa onde eu tenho um espaço bacana que fizemos especialmente para um jardim. Pensei “essa é a minha grande chance, desta vez, vai vingar”! 

Cultivei vários tipos de flores, girassóis, rosas, lírios, kalanchoe e outras que nem me lembro o nome... algumas adoeceram, mas consegui recuperar e outras morreram. Porém, o que realmente importou dentro de todo esse processo foi que eu persisti e hoje tenho muito orgulho do meu jardim florido que está em eterna construção, pois sei que as plantinhas vêm e vão e é assim que deve ser.

No entanto, o que eu quero dizer com isso? Que ao persistir em algo, você estuda, pesquisa, se debruça sobre aquilo que tanto deseja para compreender seu funcionamento. Ao persistir, você se esforça, não desiste e adquire tantos conhecimentos que, de certa forma, acaba por se tornar um especialista.

Já me disseram várias vezes que ser persistente não é bom. Além disso, ainda falam que sonho demais, que vivo nas nuvens e que sou louca! Já me frustrei muito com as pessoas, acreditei que eu tinha algum problema sério e que não me enquadrava dentro dos parâmetros normais impostos pela sociedade. E por absorver esse tipo de ideia, sempre me coloquei para baixo, não acreditei no meu potencial e desisti de muitas coisas que almejava sem ao menos tentar.

Com o passar do tempo, comecei a perceber que esse tipo de ideia não condizia com a minha história de vida e com quem eu era, aliás, não condiz com quem eu sou! Ainda tenho dificuldade em acreditar no meu potencial e me cobro demais, achando que tudo o que eu faço não é bom o suficiente, mas mesmo assim eu persisto e continuo fazendo, pois sei que esse é o caminho a ser percorrido para chegar na recompensa. Pode ser que a conquista demore muito, mas o importante não é apenas chegar ao ponto final, é saber curtir o cenário da viagem, é saber construir estradas, é entender que nada vem pronto e de forma fácil.

Quando qualquer coisa parecer muito difícil de ser alcançada, tente pensar como eu penso – se alguém conseguiu fazer algo por mais incrível que pareça, eu também posso conseguir – simples assim! O caminho é longo, a peleja é grande, mas se você tem persistência, uma hora ou outra o seu sonho acontece.     

Portanto, quando alguém falar que você não é capaz, que não pode chegar aonde seus sonhos te levam ou que você não tem dom para fazer algo, não acredite! Em geral, as pessoas se frustram e acabam jogando a lama que carregam dentro no peito em cima do brilho dos outros, então siga adiante, lute por seus objetivos, seja persistente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)