Entrevista com Mayara Vellardi


Entrevista cedida para o professor Sillas Paulino em seu trabalho de pós-graduação com o tema Educomunicação da Faculdade Casper Líbero (2012):

1- O que levou você, uma jornalista a trabalhar com Educação?
Eu sempre gostei muito da área de Educação, na época em que cursava Jornalismo cheguei a pensar em mudar meu curso para Pedagogia, mas como gosto muito da área de comunicação mantive firme minha decisão. Quando surgiu a oportunidade de unir os dois campos, fiquei muito satisfeita e percebi que era algo muito promissor.

2- Quão importante é o Projeto Comunicar, apresentado por você à Escola Santa Marina?
Percebo que as instituições de ensino estão começando a projetar suas imagens como empresas e não apenas como um local de aprendizado. Essas mudanças fazem com que as escolas tenham a necessidade de ter um profissional para cuidar da parte de comunicação, mesmo porque pais e alunos estão inseridos nas redes sociais e para acompanhar esse progresso, há a necessidade de a instituição estar presente neste campo.

3-Acredita que seu projeto está atingindo os objetivos que delineou desde o princípio?
Em partes, como o projeto foi implantado recentemente há alguns pontos que devem ser melhorados, por exemplo, aumentar o interesse dos alunos em relação à oficina. Outro fator que deve ser levado em consideração, é fazer com que os alunos de modo geral, criem o hábito de realizar a leitura do jornal escolar.

4- Você acha que a Educomunicação deveria ser um projeto de todas as escolas?
Sim, pois a Educomunicação auxilia no desenvolvimento dos alunos, não só na questão da redação, da leitura e da pesquisa, mas também na desenvoltura, trazendo benefícios para o futuro, principalmente para quando os mesmos forem inseridos no mercado de trabalho. Além disso, o projeto mantém a comunidade escolar informada sobre todos os acontecimentos em torno da educação.

5- Você acha que as escolas estão realmente vivenciando a Educomunicação ou isso ainda é algo muito limitado?
O processo de inserção da comunicação nas escolas, é algo recente, portanto, ainda há muito o que ser feito e por parte de mantenedores mais tradicionalistas, há certa resistência.    

6- Como está sendo para você aproximar a Comunicação com a Educação?
Tem sido uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Unir essas duas vertentes é algo desafiador e que deve ser feito com cuidado para que não haja choque com as matérias inseridas na grade curricular. Trabalhar paralelamente com professores de outras disciplinas pode ser uma boa solução.

7- Como tem sido a experiência da oficina?
Estou muito satisfeita com os resultados e ver que os alunos se interessam, faz com que o trabalho seja realizado de maneira prazerosa e não apenas por obrigação ou para obterem uma boa nota no boletim.

8- O jornalismo pode ser mais explorado na grade curricular?
Sim, porém há uma grande barreira para que isso possa acontecer. Deve ser apresentado um projeto para a direção e coordenação, que se aprovado, deverá ser discutido com os professores, para que se explore as possibilidades de trabalhar a comunicação dentro de cada matéria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)