Mãe em tempo integral

Crônica escrita para a matéria de Produção Textual, em julho de 2017, quando eu ainda estava em licença maternidade.

Mãe em tempo integral
Mayara Vellardi Pinheiro

Entre uma fralda e outra, uma mamada e outra, uma soneca e outra, me pego a pensar: tenho o privilégio de ser mãe duas vezes, de uma filha com 11 anos e de um bebê com 2 meses e sinto uma grande incoerência dentro de meu coração, como pode a maternidade ser tão maravilhosa e tão assustadora ao mesmo tempo?
Quando se é mãe, a coisa acontece naturalmente, mas toma uma proporção assombrosamente grande, que mesmo com outras mil atividades além da maternidade, chega-se à conclusão que se é mãe em tempo integral.
Claro que existe uma infinidade de pessoas e de mães, cada uma com seu estilo de vida. Umas superprotetoras tão apaixonadas por suas crias que acabam sufocando-as em meio a tanto zelo, outras mais tranquilas que concedem espaço para os filhos respirarem e desenvolverem-se de forma natural.
Existe mãe de coração com profundos laços desde a adoção, também tem a avó que é mãe, a professora que é mãe, a tia-mãe, a madrinha-mãe, tem até irmã que é mãe, mas tem mãe que não quer ser mãe, serve apenas como meio de trazer a vida ao mundo, mas essa não vem ao caso nesse contexto!
Além disso, tem muito pai que é mãe, mais do que diversas mamães por aí! Isso mesmo, o instinto maternal vai muito além do corpo físico ou da possibilidade fisiológica de poder gerar e parir uma criança. Esse instinto especial, dom de Deus, é transcendental.
E para identificar aquela mãe em tempo integral, vai aí uma receita, que de caso em caso, pode sofrer algumas alterações, mas em linhas gerais, a base se mantém a mesma:  
Ingredientes:
- Preocupação incessante
- Radar de alerta (ligado todo o tempo)
- Oração de proteção (sempre à mão)
- Excesso de zelo
- Muitos suspiros, beijinhos e carinhos
- Firmeza bem sólida
- Braveza ponderada
- Amor a gosto
- Pitadas intensas de autoabdicação (filhos sempre em primeiro plano)
- Frases de efeito prontas: “Não se esqueça da blusa de frio!”; “Leve o guarda-chuva!”; “Você não é todo mundo!”; “Bem que eu te avisei!”; “Coloca esse chinelo!”; “Vai tomar banho!”; “Vou contar até três...” e por aí vai uma lista de frases que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade do momento!   
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e utilize-os diariamente, em cada momento que estiver com os filhos ou mesmo quando estiver sozinha. Afinal, para essa receita de mãe em tempo integral ser como a original, é necessária sua utilização inclusive quando as crias não estiverem por perto. Por isso, sinta, pense e se reapaixone a cada conquista, mas também a cada dificuldade, pois isso fortalecerá o vínculo e tornará a receita um caso de sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)