Família de Londrina faz campanha por doações de sangue

 

Família de Londrina faz campanha por doações de sangue

Jovem é acometida por Dengue Hemorrágica no final da gestação e fica em estado grave

                                                                                                                                    Por: Mayara Vellardi

                Monique Ruescas Lopes, 25 anos, estava com 37 semanas de gestação e no dia 11 de junho, foi internada no Hospital do Coração – Unidade Bela Suíça – com febre, mal-estar e dores no corpo. Após realizar alguns exames para identificar o que poderia estar acometendo a saúde da jovem, o diagnóstico foi Dengue Hemorrágica.

                Em pouco tempo, a situação de Monique se agravou, precisaram realizar um parto de urgência e como suas plaquetas estavam bem abaixo da normalidade, houve a necessidade de uma transfusão plaquetária. Sua filha Isadora nasceu saudável e depois de três dias, teve alta do hospital. Porém, a mãe da recém-nascida teve complicações no dia seguinte do parto e precisou ser submetida a um procedimento de emergência para estancar a hemorragia. Além disso, a jovem precisou de mais transfusões e cuidados.

                Após o procedimento, Monique permaneceu na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – por mais 7 dias. Neste momento, ela ainda está internada no hospital, porém fora de risco. Ela já consegue conversar com as pessoas por meio de suas redes sociais e carrega consigo um imenso sentimento de gratidão por todas as campanhas que foram movidas em prol de doação de sangue e correntes de orações durante esse tempo.

                Amigos, familiares, conhecidos e inclusive desconhecidos, se mobilizaram para realizar doações de sangue no IHEL e no Hemocentro do HU. Até o momento foram computadas mais de 70 doações em nome de Monique, mas a família pede que continuem sendo realizadas essas doações, pois sabe da importância que o sangue tem em um momento crucial para salvar a vida de alguém.

                Além de toda a campanha realizada por amigos e familiares, a cantora Thaeme Mariôto e o Motoclube Abutres Raça em Extinção fizeram postagens em suas redes sociais para incentivar mais pessoas a realizarem as doações de sangue. O motoclube, presente em diversas cidades do país, conseguiu doações de alguns membros que residem na região de Londrina.

                Coincidentemente, Monique precisou recorrer às bolsas de sangue pela primeira vez, no dia de nascimento de sua filha Isadora, 14 de junho, data que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esse fato é um incentivo a mais para que Monique e sua família abracem a causa da doação de sangue e conscientizem a população em geral o quanto este ato de amor é importante para salvar vidas.

                Apesar dos momentos de angústia e da situação grave pela qual Monique passou, o sentimento de alívio pela vida da jovem não é o único que amigos e familiares carregam. A preocupação em relação à transmissão da Dengue continua e este acontecimento é um alerta para as autoridades de todo o país e um pedido de socorro aos cientistas e às indústrias farmacêuticas para que se empenhem no combate à doença.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)