Autoestima

Sempre idealizei ser uma dona de casa perfeita, que deixa tudo brilhando por onde passa, uma mulher magra, bem cuidada, sempre com um corte de cabelo da moda, com unhas coloridas, uma estudante inteligentíssima, que aborda e conhece uma enorme diversidade de assuntos, uma pessoa divertida, adorável, enfim, a mulher que um dia todas já almejaram ser.
Mas percebi, que não existe perfeição. Cada pessoa tem sua individualidade e suas exigências, ou seja, o que é considerado belo e importante para alguns, é insignificante para outros. Por isso, olhei-me no espelho e tentei visualizar alguém importante e não julgar-me simplesmente uma fracassada, por não ter conseguido concretizar o que eu tanto sonhei.
Não é porque minha casa não é um exemplo de palácio, ou porque esqueço-me o nome de alguma personalidade política, ou tenho dificuldades em reconhecer lugares, ou até mesmo porque tenho muitas dúvidas em escrever corretamente, que não sou uma pessoa especial.
Pensando em tudo isso, percebi que passei minha vida toda fazendo severos julgamentos sobre minha própria pessoa e que nunca estive satisfeita com meu jeito, com minha vida e com meus resultados.
Vi que sempre valorizei mais a vida das outras pessoas do que minhas experiências e ao contrário do que muitas pessoas pensam, o meu problema não era excesso de humildade, mas falta de amor próprio e sérios problemas com minha autoestima.
Comecei a questionar-me quanto ao meu peso, qual o problema se estou com 20 quilos a mais do que deveria? Se isso não faz bem para minha saúde, preciso fazer uma reeducação alimentar, mas em relação à aparência, tenho que me amar e me aceitar como sou e se mesmo assim, isso ainda me causar certo incômodo, devo procurar uma solução.
Procuro estudar não só para obter destaque profissionalmente, mas com o intuito de conhecer cada vez mais o mundo em que vivo e como tudo funciona. E quanto mais estudo, mas sinto-me uma pessoa ignorante, pois percebo que nada conheço e que tenho muito a aprender.
Percebi que com simples atitudes tenho como mudar minha vida, mas antes, devo aprender a controlar os pensamentos e sentimentos. Preciso, antes de mais nada, aprender o que é amor-próprio.
Cheguei a algumas conclusões:
- parar de procurar problemas e não se lamentar por eles, afinal, dificuldades sempre aparecem na vida das pessoas e o que importa é como os enfrentam;
- a palavra autopiedade deve ser excluída permanentemente do dicionário, pois esse sentimento faz com que as pessoas sintam-se fracas e incapazes;
- nunca comparar uma vida com a de outras pessoas, cada um tem uma missão diferente e todos são especiais;
- se alguém é bem-sucedido, não sinta inveja dessa pessoa, pois ninguém sabe o que ela enfrentou para alcançar o sucesso;
- não julgue as atitudes das pessoas, pois em cada fase da vida, todos amadurecem mais um pouco e cada indivíduo tem um tempo e um processo de evolução distintos;
- não exija que lhe deem mais do que você possa oferecer a si e ao mundo e não exija demais de você mesmo;
- ter uma religião é essencial, todos precisam de Deus, não importa se vai à Católica, ao Kardecismo, à Umbanda, à Evangélica, à Messiânica, entre tantos outros lugares, o importante é a união entre você e o Ser Superior;
Enfim, existem milhares de dicas para nos ajudar a enfrentar a vida, cabe a cada um colocar em prática o que lhe é necessário. Existem pessoas que leem, mas não compreendem. Alguns não vivem, apenas sobrevivem. Outros não existem, apenas coexistem. E você?

Mayara Vellardi Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)