Mostra Cultural e Feira do Livro 2011


Escrevi essa matéria na Escola Santa Marina em 2011.

Mostra Cultural e Feira do Livro

Alunos vivenciam arte, ciência e educação

Cerca de 1600 pessoas compareceram ao evento, que aconteceu no último sábado, 21 de maio. Organizada pela empresa Engenharia do Livro, a Feira contou com Oficinas de Cabelo Maluco e Pintura Artística, ocorreram também, Contações de Histórias com Silvana Portella e Márcio Maracajá, que foram bastante apreciadas. “A festa foi muito boa! Algo que considerei interessante foi a Contação de Histórias, pois incentiva a criatividade das crianças. Outro tema importante é a Preservação do Meio Ambiente, chegaram até a doar algumas mudas, e minha filha gostou tanto que pegou três!”, afirma Renato Melo, pai de Thaís Melo do 5º C e Lilian Melo do Jardim I B.
A Mostra contou com diversas apresentações. Os alunos da Educação Infantil realizaram números de dança na quadra. O Ensino Fundamental I, 1º ao 5º ano, expôs trabalhos que realizaram uma releitura das histórias sobre a vida no planeta. Os pais elogiaram a organização do evento. Mônica Valério Ferreira, mãe de Pedro Fraile Giuntini do 8º, compartilhou suas percepções. “É o primeiro ano do Pedro aqui, viemos de um colégio pequeno e deu para sentir a diferença! Gostei muito da criatividade, da disposição dos trabalhos e da conveniência do espaço físico.”
Os estudantes do Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano, e Ensino Médio, realizaram apresentações sobre a importância da conservação do planeta, que foram realizadas nas salas de aula. Os alunos participaram não somente da confecção dos trabalhos, mas vivenciaram cada experiência.  Carolina Silveira Del Franco, do 1º B do Ensino Médio captou uma das mensagens mais importantes do evento. “Creio que a proposta da Mostra deste ano, é conscientizar as pessoas a ajudarem nosso planeta. Gostei muito de participar da apresentação Planeta em Sarau, cantando Make a wave e Send in on e colaborar na transmissão desta mensagem tão importante.”
O engenheiro florestal, professor e coordenador pedagógico da ONG AVEPEMA, Marcus Alexandre Pires, ministrou uma palestra sobre Ética e Cidadania nos Recursos Hídricos para os alunos do Ensino Médio, pais e comunidade. “Esse tipo de evento é importantíssimo, pois permite que o aluno aflore sua visão de mundo e algo que parecia chato em sala de aula, torna-se agradável. É uma forma diferenciada de diálogo com o conhecimento.”, comenta Marcus sobre a Mostra Cultural. O estudante Rafael Hiroshi Anma Ono, do 2º A do Ensino Médio, aprovou a palestra. “A Mostra foi muito interessante, gostei da palestra que assisti sobre Ética e Cidadania. A apresentação foi esclarecedora e abriu meus olhos para coisas que não enxergava antes.”  

                Seguem algumas fotos tiradas por mim na ocasião:









   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)