Uma boa comunicação estreita fronteiras

Para conseguir destaque e sucesso profissional, uma das principais características necessárias é comunicar-se bem, tanto que se torna um grande diferencial no momento de conquistar uma colocação no mercado de trabalho ou até mesmo galgar novos postos na empresa onde o profissional já atua.
Em um espaço de tempo relativamente pequeno, ao longo de um dia, por exemplo, nos comunicamos com diversos receptores, por múltiplos códigos e canais. Entre as principais formas de expressão estão: a fala, a escrita, a linguagem de sinais e as expressões faciais e posturais, que por vezes, transmitem até o que desejamos que permaneça oculto.
Além de a comunicação ser um ato diário, vital e permanente, é necessário aprimorá-la e adequá-la às diversas situações com que nos deparamos. Por exemplo, no escritório, ao falar com o chefe é indicada a utilização de uma linguagem mais formal, com os amigos em uma festa, a linguagem pode ser mais descontraída, ou seja, em cada contexto deve-se saber como transmitir a mensagem adequada.
A comunicação é uma peça fundamental para a socialização e desenvolver essa competência, implica muito mais do que conhecer e dominar as normas, exige também percepção, dedicação e treinamento. Portanto, a leitura de bons livros de oratória ou mesmo cursos sobre comunicação são boas dicas para os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho.

Mayara Vellardi Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)