Efeito sanfona! (emagrece, engorda, emagrece...)

"Meu corpo já sofreu tanto o efeito sanfona, que se você me abraçar forte, eu canto forró."
Clarice Lispector

Hoje, começo meu texto com a irreverente frase da querida Clarice L.! Afinal, ela expressa muito bem o que acontece com meu corpo há tantos anos...

Feliz ou infelizmente, essa não é só a minha situação, muitos homens e mulheres passam por isso. Cada um encontra uma maneira de superar, ou não, o famoso "engorda-emagrece-engorda-emagrece".

As quatro imagens representam algumas fases de minha vida. 


Da esquerda para a direita, a primeira representa quando eu cheguei ao meu maior peso no início de 2015, aproximadamente 88 kg. A segunda representa uma das fases em que fiz tratamento para emagrecer, entre os anos de 2004 e 2005, eu estava com aproximadamente 60 kg. A terceira eu coloquei para mostrar eu e meu marido em nossas fases de maior obesidade, eu com 88 e ele com 160 quilos, em 2015. E a quarta é de quando nos conhecemos no ano de 2002, nessa ocasião eu pesava cerca de 59 e ele uns 110 quilos.

Maus hábitos alimentares e o sedentarismo nos fizeram chegar até esse ponto. Nós quisemos muito emagrecer, mas não entendíamos que isso pedia uma drástica mudança de vida e por várias vezes procuramos profissionais da área da saúde para nos ajudar, mas continuávamos no efeito sanfona!

Durante a vida, passei por diversos momentos de emagrece e engorda, confira alguns deles:

Quando eu tinha aproximadamente seis anos e minha mãe adotiva faleceu, eu estava um pouco acima do peso, como comentei no post anterior, meu pai considerava que criança gordinha, era criança saudável e me enchia de Biotônico e guloseimas, mesmo eu já sendo comilona!

Na época, fomos morar com meu irmão mais velho e minha cunhada que eu considerava como mãe e foi ela, que começou a regrar minhas alimentações e me colocou na linha, pelo menos até os meus 17 anos e mesmo assim eu me olhava no espelho e me achava acima do peso... ah, se naquela época eu tivesse a noção que estava bem com aquele peso, talvez não tivesse me permitido engordar tanto...

Enfim, quando tinha 17 anos (em 2002), comecei a namorar com meu marido e a fazer faculdade. Então, eu parei de praticar esportes e comecei a comer mais tranqueiras, em horários desregrados. Íamos ao Mc Donald´s praticamente três vezes por semana, às vezes, até mais, sem contar as comilanças nas reuniões de família do meu marido, os churrascos com os amigos, as bebedeiras nas baladas e os lanchinhos fora de hora.

Com isso tudo, engordei muito, aproximadamente vinte e quatro quilos. Então, depois de um ano de casada decidi procurar um endocrinologista para fazer tratamento e emagrecer, na época, fui bem sucedida, mas não fiz por muito tempo, pois eu planejava engravidar e foi isso o que aconteceu após um ano de tentativas.

Durante a gravidez (em meados de 2005-2006) não engordei absolutamente nada, mas também vomitei praticamente os nove meses. Inclusive, cheguei a ficar internada no hospital, quando estava com seis meses porque fiquei desidratada e desnutrida, tendo que tomar soro e medicamentos para infecção urinária por via intravenosa, já que eu não conseguia tomar os medicamentos via oral.

Após a gravidez, veio a fase de amamentação (2006-2007), na qual, recebi uma lista de diversos alimentos que eu deveria evitar. Na época cumpri a lista à risca, pois não queria prejudicar minha filha. Nessa fase continuei mantendo o mesmo peso.  

Logo após a fase da amamentação, voltei a comer compulsivamente de tudo o que eu via pela frente. Fui engordando sem perceber. Até que virei ponto de referência: - Tá vendo aquela gordinha ali?

Comecei a ficar incomodada com meu peso, mas não com minha saúde, afinal eu não me preocupava com ela naquela época. Então, no ano de 2010, fui ao endocrinologista, tomei alguns medicamentos para controle de apetite e ansiedade e fiz uma dieta radical. Em quatro meses, emagreci quase vinte quilos. Fiquei com um corpo bacana, na época. Eu estava com cerca de 62 quilos.

Na época, o incentivo para todo esse sacrifício, foi o aniversário de 15 anos da minha sobrinha, onde toda família estaria reunida e eu encarei essa festa como uma oportunidade de emagrecer.
A festa passou, alguns meses passaram eu tinha chegado no peso que eu queria e pronto! Larguei o tratamento na metade e fui voltando a comer compulsivamente. Não demorou muito para eu estar acima do peso novamente.

Em 2013, eu e meu marido decidimos vir morar em Londrina, no Paraná (sempre fomos de São Paulo – capital), então começamos com mais e mais comilanças até que cheguei no meu maior peso: 88 quilos!

A partir dali, eu teria que tomar uma decisão, pois isso já era demais!

Confira os próximos posts para saber a história completa!

Beijos!


*Para entender a história completa, leia todas as postagens em:

*Quer visualizar as fotos das transformações minhas e do meu marido? Acesse:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então deixe um recadinho para mim! Obrigada! :)